sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Beleza ‘desconhecida’ do Piauí vai às telas do Brasil inteiro nesta sexta feira

O Globo Repórter vai exibir nesta sexta-feira (24), a reportagem documental Sertões Ocultos, com produção assinada pelo fotógrafo André Pessoa. A película mostra as belezas do estado do Piauí ainda desconhecidas.

O programa já fez algumas reportagens sobre o Piauí. Em janeiro de 2007, a equipe do Globo Repórter visitou o sul do Estado para falar do “pantanal do sertão”, com registros de nossa fauna e flora. Posteriormente, em 2013, as águas do subterrâneo das terras piauienses foram o grande destaque.



Com mais esse programa, o fotojornalista pernambucano André Pessoa, que reside há 24 anos no Piauí, vai deixar mais uma importante marca na divulgação das belezas naturais e riquezas arqueológicas que existem em solos piauienses.

Além da produção do programa, ele assina as imagens aéreas, feitas com um drone, na região da "Capadócia do Sertão", um complexo geológico na zona rual do município de São José do Piauí, próxima a Picos, lançado em 2014. A área ainda é desconhecida dos piauienses, mas que se mantém preservada desde 1930 pelas três das cinco irmãs nascidas na região: Júlia, Tereza e Maria.

Maria e Tereza/ Foto: André Pessoa/ Reprodução 

O programa vai dar destaque a construção do Museu da Natureza, localizado na Zona Rural do município de Coronel José Dias, próximo ao Parque Nacional da Serra da Capivara.

 
Museu da Natureza/ Foto: André Pessoa/ Reprodução
André Pessoa também é autor do livro “A Natureza do Piauí”, lançado em 2014. A obra conta com registros das variedades paisagísticas de nossa terra.

Capa do livro de André Pessoa

"A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol”, dizia o vizinho maranhense Humberto de Campos.  A noite desta sexta-feira será o momento de o Brasil ver o Piauí, descobrir nossa  fauna, flora, pinturas rupestres, cachoeiras, nascentes, produção de energia sustentável e até um inusitado concurso de fotografias, onde o caçador troca sua arma por uma máquina fotográfica e ganha prêmios ao registrar a vida selvagem do Piauí. A reportagem vai ao ar às 22:30h (horário de Brasília).

Equipe de reportagem do Sertões Ocultos



Fotos: André Pessoa/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top