segunda-feira, 2 de abril de 2018

Melhores Contos da Amazon #3 - Março


Assim como nos meses anteriores, em março foi bastante difícil selecionar boas histórias na Amazon. Infelizmente isso não acontece porque temos muito material de qualidade, pelo contrário, das dezenas de contos lidos a maioria absoluta são rascunhos que mal fazem um uso minimamente funcional do português. No entanto fico feliz que os trabalhos que trago para vocês são de gêneros diversos e são absolutamente fantásticos.

Antes de começar com a lista quero fazer um auto-merchan: No começo de março lancei o meu site pessoal, para comemorar tal evento publiquei na Amazon um conto chamado Alice de Rien. Acho justo que eu, que estou sempre falando das obras dos outros, comece a lista deste mês falando do meu próprio trabalho. Tem livros que publiquei anteriormente disponíveis no formato digital também, quem estiver interessado em adquirir basta clicar no link e comprar!

Agora vamos aos melhores contos de março!




Alice de Rien era para fazer parte de uma coletânea de contos com a temática de horror contemporâneo. Com isso eu queria pegar aspectos da realidade das novas gerações e transformar em histórias de horror em que não houvesse monstros, apenas desvios psicológicos e como isso afetava a vida das pessoas de maneira drástica. Ansiedade, depressão, esquizofrenia, era basicamente sobre essas coisas que eu queria falar. Acabou que meu trabalho foi numa direção diferente e Alice de Rien ficou sobrando no meu computador até o lançamento do meu site.

A proposta do conto é simples. Um casal se forma no começo da narrativa, eles só se comunicam através de telas de computadores e celulares. Ao longo do tempo esse namoro, que parece ingênuo, acaba se transformando num pesadelo. Aquilo que soava como um mero namorinho vai ganhando contornos psicóticos e no fim há um desfecho inesperado.

Alice de Rien é basicamente uma obra de suspense na qual me dediquei muito para entregar um bom resultado. Se puderem dar uma conferida, está custando apenas R$2,00!



O Deserto Aguarda possui tudo que uma boa obra de ficção científica deve ter. Um enredo com um background profundo para ser explorado durante a narrativa; personagens carismáticos, distintos e marcantes; momentos de reflexão sobre a condição humana; e, claro, muito tiro, tecnologia e monstros!

É possível perceber pela diagramação do conto que Eduarda Rozemberg se preocupa com a apresentação da obra. Ela não tem pressa, sabe que uma boa exposição do seu trabalho é tão importante quanto uma boa escrita. Não adianta nada ter a melhor história do mundo se sua capa e edição são um lixo. Por esse profissionalismo é que para mim O Deserto Aguarda é a melhor obra que li na Amazon durante o mês de março.

Aliás, Eduarda Rozemberg escreve muito bem. Os diálogos são concisos e o ritmo da narrativa é fluído, composto em geral por parágrafos montados com frases curtas que nos dão uma sensação de movimento leve durante a leitura. A garota sabe o que faz, vou ficar de olho em qualquer nova obra de ficção científica que ela publicar. Recomendo demais que você compre e confira essa divertida ficção científica!




O Matador Noturno é uma história policial que conta como Almeida e Rony, dois investigadores, tem que resolver suas desavenças pessoais para poderem pegar um psicopata que está assassinando mulheres durante as madrugadas. No desenvolvimento da trama muitas surpresas vão ser reveladas e o que antes era um caso simples acaba se tornando um problema para as autoridades locais.

O forte e o fraco de Matador Noturno são os seus protagonistas. Almeida e Rony começam parecendo personagens enfadonhos e desinteressantes, suas características são muito básicas e eles são apresentados muito superficialmente. No entanto quando a obra se desenrola vamos nos afeiçoando a eles e se torna muito divertido acompanhar os seus próximos passos.

Acho que a palavra “divertido” é o que melhor caracteriza O Matador Noturno. Mesmo com uma temática pesada com traições, assassinatos e autoridades corruptas, o mais marcante é sua leveza durante o conflito geracional entre Almeida e Rony e as situações engraçadas que são criadas quando eles se confrontam.

Tamires de Carvalho escreve muito bem e cuidou de apresentar a sua obra de maneira profissional. O Matador Noturno é uma história policial leve e cheia de reviravoltas, vale muito a pena conferir.


03 – O Grau de RobertoDenser


O conto de Roberto Denser começa com “Porcão ganhou esse apelido não apenas porque era gordo, mas também porque era sujo e cor de rosa”. Pela maneira como as palavras são organizadas, de cara saquei que seria uma daquelas obras cínicas e sem pudor. Acertei, porém mais do que cinismo, Roberto Denser consegue nos deixar enojado e isso é bom pra caralho. É uma literatura que nos envolve e que deixa uma impressão duradoura no leitor.

A obra nos conta sobre a vida de Porcão, um gordo fracassado que depois de dez anos trabalhando numa fábrica consegue dinheiro para fazer sua própria lanchonete, que, obviamente, se chama Porcão. O principal fato do livro, além da amostra da vida miserável do protagonista, ocorre com “o grau” que ele dá no lanche de um casal filha da puta que tenta humilhá-lo.

O Grau chegou ao ponto de me fazer ficar olhando para o livro e dizendo “não cara, você não vai fazer isso, não é possível”. São poucos livros que me fazem sentir isso, e olha que eu leio cada doidera por aí...


04 – À Italiana de Juan Candido



Juan Candido quis fazer uma história curtíssima. A proposta inclusive pode ser compreendida toda na sinopse: “Um bar, um pacote, um trapaceiro. Essa é a história de alguém que se deu mal”. E é basicamente isso mesmo que lemos em seis páginas.

Em À Italiana temos um personagem que ao pegar uma encomenda num bar de strip tease tenta passar a perna no fornecedor e acaba se fodendo por isso. Não há nada de espetacular no enredo, apenas curti muito como o autor escreve cenas de ação e o seu cuidado com o português. Se ele um dia fizer histórias mais longas, tenho certeza que o resultado vai ser algo muito bacana de ler!


Se você quer ajudar o DL, compre as obras na Amazon através dos links fornecidos no post!


Um comentário:

  1. Que privilégio ter o meu conto como melhor leitura do mês! Dentre tantos contos bons e autores maravilhosos, enche o meu coração de autora receber uma indicação como essa. Agradeço muito <3

    ResponderExcluir

Top