quarta-feira, 2 de maio de 2018

Obras modernistas datadas da 2ª Guerra Mundial voltam a ser expostas em Londres

Lasar Segall
Lucy with Flower, c. 1939-42
Oil on canvas, 56 x 47 cm
Scottish National Gallery of Modern Art
Photo: Lasar Segall Museum, IBRAM, MinC


A Embaixada do Brasil em Londres realiza exposição "A Arte da Diplomacia: Modernismo Brasileiro Pintado para a Guerra", que conta com obras de renomados artistas brasileiros como: Di Cavalcante e Tarsila do Amaral. A exposição já acontece desde o dia 6 de abril e segue até 22 de junho no Centro de Artes da Sala Brasil.

A exposição, com curadoria de Hayle Gadelha, Cultural Attaché da Embaixada do Brasil, reúne 24 das 168 pinturas da exposição original, muita das quais são coleções britânicas.

Roberto Burle Marx
Portrait of a young man, n.d.
Oil on canvas, 46 x 38 cm
Kirklees Museums and Galleries


Contextualização

A primeira vez que aconteceu essa exposição foi em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil havia se aliado ao Reino Unido e EUA, em combate à Alemanha nazista. Enquanto as Forças Armadas Brasileiras enviaram soldados para lutar, alguns artistas queriam fazer uma contribuição, ao enviar quadros para uma exposição, que seriam vendidos para arrecadar fundos para a Força Aérea Real Britânica. Foi também uma oportunidade para mostrar a arte brasileira a um público internacional.

Manoel Martins
Suburb, 1942
Oil on canvas
Feres Art Gallery: Hull Museums


À época, o evento foi um enorme sucesso, com mais de 100.000 visitantes, incluindo a Rainha-Mãe (1900-2002). A exposição aconteceu na tradicional e conservadora Royal Academy of Arts. Os visitantes esperavam ver arte com temas tropicais e ficaram surpresos ao ver arte moderna em grande estilo.

Esta foi a primeira vez que o público britânico viu trabalhos de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, Iberê Camargo, Cândido Portinari, Roberto Burle Marx, Lasar Segall, dentre outros. Artistas nordestinos da exposição incluem Martim Gonçalves e Luís Soares. A exibição aconteceu, ainda, na galeria Whitechapel, também, em Londres. Logo depois, em outras seis galerias pelo Reino Unido.

José Moraes
Head of a Girl, 1943
Oil on canvas, 32 x 35.7 cm
The Mercer Art Gallery



Convite

A exibição "A Arte da Diplomacia: Modernismo Brasileiro Pintado para a Guerra" está no Centro de Artes da Sala Brasil, Embaixada do Brasil em Londres, até 22 de junho. Entrada franca.

 Lucy Citti Ferreira
Still life with a lamp, n.d
Oil on canvas, 64 x 81 cm
Manchester Art Gallery


Texto e Fotos assinadas por Jorge Carocas

Sobre Jorge Carocas 

Jorge Carocas nasceu em Teresina. Atualmente mora em Londres, Inglaterra, onde conquistou a cidadania britânica. Estudou moda na Central Saint Martins. É um fotógrafo autodidata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top